NOTÍCIAS

Cirurgia Robótica no aparelho digestivo

18/04/2016

As cirurgias robóticas devido ao grande avanço na medicina que representam, serão um dos principais temas do 13º Congresso Brasileiro de Videocirugia, que será realizado de 11 a 14 de maio, no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo, juntamente com o B.E.S.T - Sobracil 2016, o 2º Congresso Brasileiro e Latino-Americano de Cirurgia Robótica e o Congresso Internacional de Enfermagem Robótica.

E um dos pontos de destaque dos eventos serão as cirurgias realizadas ao vivo, por equipes de alto padrão e especialistas conhecidos internacionalmente, que serão transmitidas dos Hospitais 9 de Julho, São Luiz e ACCamargo, em São Paulo, Hospital e Maternidade Therezinha de Jesus, em Juiz de Fora, e Hospital Pitangueiras, do Grupo SOBAM, em Jundiaí, com possibilidade de interação entre os participantes do congresso e as equipes cirúrgicas, o que tem despertado grande interesse dos médicos.

Outro destaque é um Robô Da Vinci e um simulador que ficarão à disposição dos médicos para treinamento e explicações sobre seu funcionamento.

Segundo o Dr. Carlos Eduardo Domene, presidente da SOBRACIL - Sociedade Brasileira de Cirurgia Minimamente Invasiva e Robótica, e do Congresso, a cirurgia robótica foi introduzida no Brasil a partir do ano 2000, e vem tendo um aumento acentuado em suas indicações desde então. As cirurgias que são realizadas por via laparoscópica, podem ser feitas através do robô, com mais eficácia e segurança.

No aparelho digestivo, prossegue Dr. Domene, praticamente todas as cirurgias podem ser realizadas através da assistência do robô. Na cirurgia da obesidade, por exemplo, permite melhor acesso aos órgãos, visualização maximizada e grande precisão nas suturas. Cirurgia do esôfago - doença do refluxo, esofagite, megaesôfago e câncer - determina uma cirurgia precisa, anatômica, de menor agressão. Quando se opera o intestino o robô permite liberação precisa das estruturas, preservando nervos e vasos que ajudam a conservar funções importantes para os pacientes. As cirurgias assistidas pelo robô ajudam o cirurgião a trazer maior benefício e segurança para seus pacientes, com uma recuperação muito mais rápida.


Todas as informações sobre o SOBRACIL 2016 podem ser encontradas no site
www.sobracil.org.br/congresso


Retornar
© SOCIEDADE BRASILEIRA DE CIRURGIA MINIMAMENTE INVASIVA E ROBÓTICA - SOBRACIL


Desenvolvido por