CONSULTORIA JURÍDICA

1. O que é a consultoria jurídica

O Código de Ética Médica, que entrou em vigor em 2010, o sexto da história e revisado após mais de 20 anos do anterior, trouxe uma série de novidades para a relação médico-paciente, especialmente no que diz respeito à autonomia do paciente e ao direito à informação. As novidades resultaram em novos desafios para os médicos, que precisam estar mais atentos aos direito dos pacientes à informação, bem como a outros cuidados para assegurar que a relação seja estabelecida da melhor forma possível.

Diante dos novos desafios impostos à classe médica, a SOBRACIL se associou ao escritório A. Couto & Souza Advogados Associados, para assegurar consultoria jurídica aos associados. Além disso, a parceria assegura ações de educação continuada, com a realização de palestras e fóruns, além de videoconferências e chats.

Alex Souza (A. Couto & Souza Advogados) e
Claudio Crispi (SOBRACIL)

O escritório escolhido para esta parceria tem 17 anos de experiência na área médica e já atende a diversas outras entidades médicas. Trata-se, portanto, de uma banca de advogados que conhece a fundo o Código de Ética Médica, bem como a legislação de responsabilidade civil.

Trata-se de mais uma ação desenvolvida pela SOBRACIL, conforme planejamento estratégico realizado pela atual diretoria, na área de defesa profissional. Consideramos que o médico deve ter pleno conhecimento a respeito de seus direitos e deveres, bem como saber como agir em situações adversas.

Por isso, os capítulos estão sendo orientados a promover atividades a respeito da temática, bem como incluir nos fóruns e congressos já existentes.

Conheça a cartilha produzida pelo escritório A. Couto & Souza Advogados Associados para saber mais a respeito do Código de Ética Médica.

Cartilha com Código de Ética Médica comentado
2. Como funciona

A consultoria jurídica dá aos médicos associados da SOBRACIL o direito de consultar a banca de advogados em casos que se façam necessários, como óbito de pacientes, dúvidas a respeito de como podem comprovar o fornecimento de informações aos pacientes e outras situações em que o apoio se faça necessário.

A consulta pode ser feita a qualquer hora e dia da semana pelo telefone (21) 9369-6999. É possível também enviar as dúvidas ou considerações para o e-mail acoutoadvogados@acouto.com.br ou na sede do escritório, localizado na Avenida das Américas, 11.599, loja A, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro.

3. Fale conosco

Telefone: (21) 9369-6999
E-mail: acoutoadvogados@acouto.com.br
Endereço: Avenida das Américas, 11.599, loja A, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro-RJ.

© SOCIEDADE BRASILEIRA DE CIRURGIA MINIMAMENTE INVASIVA E ROBÓTICA - SOBRACIL


Desenvolvido por