NOTÍCIAS

Cirurgias de endometriose por robôs serão debatidas em Congresso da SOBRACIL

07/03/2016

Continua crescendo o número de inscrições para o 13º Congresso Brasileiro de Videocirugia, que será realizado de 11 a 14 de maio, no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo, juntamente com o B.E.S.T – Sobracil 2016, o 2º Congresso Brasileiro e Latino-Americano de Cirurgia Robótica e o Congresso Internacional de Enfermagem Robótica.

Durante os eventos um dos pontos em destaque é o aumento da Endometriose no mundo, especialmente em mulheres mais jovens, e as grandes novidades que são as novas armas para diagnosticar e tratar a doença, como as ressonâncias magnéticas para o diagnóstico precoce e cirurgias realizadas por Robôs, com muito mais precisão, menos dor no pós-operatório e recuperação mais rápida.

Segundo o Dr. Claudio Crispi, a Endometriose, que é de difícil diagnóstico, uma vez que os sintomas são comuns a várias doenças, destrói vários órgãos das pacientes, até ser descoberta. Pelo grau de destruição da doença, os países mais avançados da Europa e os Estados Unidos já mantém campanhas permanentes de esclarecimento e reciclagem para médicos, para possibilitar um diagnóstico precoce e deter o avanço da doença. No Brasil, grande parte dos médicos que não são especialistas ainda não sabe como lidar com a doença, que tem sido detectada cerca de até 10 anos depois de seu aparecimento, o que pode mutilar a mulher. Uma das principais conseqüências da Endometriose é a infertilidade. Cerca de 50% dos casos de infertilidade nas mulheres do mundo inteiro, são causados pela doença, que atinge 15% da população feminina entre 15 e 45 anos. Os principais sintomas da Endometriose são cólica menstrual intensa, sangramentos na urina ou nas fezes e dor forte durante o ato sexual.

Retornar
© SOCIEDADE BRASILEIRA DE CIRURGIA MINIMAMENTE INVASIVA E ROBÓTICA - SOBRACIL


Desenvolvido por