NOTÍCIAS

Cirurgia Robótica x Câncer de Próstata

18/01/2016

A cirurgia robótica é atualmente o tipo mais comum de cirurgia para o tratamento do câncer de próstata nos Estados Unidos e mais de 90% de todas as prostatectomias radicais, são realizadas através deste método. O procedimento vem sendo realizado por mais de uma década com resultados positivos.

Segundo o Dr. Mauricio Rubinstein, nos anos 80, o Departamento de Defesa dos Estados Unidos iniciou um projeto a fim de desenvolver um programa de cirurgia remota para campos de guerra. A ideia (semelhante aos aviões não tripulados atuais) foi de substituir médicos por robôs e minimizar as perdas nos conflitos. Desde então, a telecirurgia avançou e, em 1995, a empresa Intuitive Surgical foi fundada e lançou seu primeiro robô cirúrgico, o Da Vinci, no mercado (ano de 2000) para utilização em cirurgias laparoscópicas.

O Robô foi sendo adaptado ao longo dos anos e, nos dias atuais, ajuda os cirurgiões a realizar cirurgias minimamente invasivas com suas inúmeras funções e facilidades. Os últimos modelos foram construídos com visão 3D, com qualidade HD (1080i) e instrumentais cada vez mais modernos e eficientes. Em um futuro próximo, novas tecnologias estarão sendo incorporadas ao Robô (realidade virtual, feedback háptico), facilitando e aperfeiçoando o trabalho da equipe cirúrgica e os resultados finais para os pacientes.

Os benefícios da Cirurgia Robótica são: visualização da imagem em alta definição (1080p) com ampliação de 10x e visualização em 3D, melhor detalhamento dos planos dos tecidos, movimento escalonado com filtração de tremor, melhor ergonomia para o cirurgião (console cirúrgico), uso de pequenas incisões, retorno mais rápido às atividades diárias, menor tempo de hospitalização, menor perda de sangue e menor taxa de transfusão, redução da dor (a maioria dos pacientes não necessita de medicamento para controle da dor após a alta) e menor risco de infecção.

A cirurgia robótica no tratamento do câncer de próstata será um dos principais temas que serão apresentados e debatidos durante 13º Congresso Brasileiro de Videocirugia, de 11 a 14 de maio, no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo. O evento será realizado juntamente com o B.E.S.T – Sobracil 2016, o 2º Congresso Brasileiro e Latino-Americano de Cirurgia Robótica e o Congresso Internacional de Enfermagem Robótica.

Retornar
© SOCIEDADE BRASILEIRA DE CIRURGIA MINIMAMENTE INVASIVA E ROBÓTICA - SOBRACIL


Desenvolvido por