22/12/2025
A FDA- Food and Drug Administration, agência reguladora dos Estados Unidos, acaba de anunciar a aprovação de dois novos antióbióticos para o tratamento da gonorreia: Zoliflodacina e Gepotidacina.
A doença, uma infecção sexualmente transmissível causada pela bactéria Neisseria Gonorrhoeae, que pode resultar na retirada do útero ou trompas das mulheres, assim como pode causar a infertilidade em ambos os sexos, segundo a OMS- Organização Mundial da Saúde, está se tornando cada vez mais resistente aos antibióticos.
Trabalho publicado na revista Lancet, mostra que a Zoliflodacina, que alcançou 90% de cura de infecções por Gonorreia genital, foi criada a partir de um projeto de pesquisa sem fins lucrativos, numa colaboração da organização Global Antibiotic Research & Development Partnership e da farmacêutioca Innoviva. A pesquisa contou com 930 participantes de diversos países, incluindo África do Sul, Tailândia e Estados Unidos.
Já a Gepotidacina foi desenvolvida pela farmacêutica GSK e apresentada pela primeira vez na Sociedade Europeia de Microbiologia Clínica e Doenças Infecciosas, na Áustria, no início desse ano.