NOTÍCIAS

Inteligência artificial em pauta

27/10/2025

Pesquisadores do Departamento de Fisiologia Aplicada e Cinesiologia da Faculdade de Saúde e Desempenho Humano da Universidade da Flórida, nos Estados Unidos, desenvolveram uma ferramenta de inteligência artificial que consegue identificar mudanças sutis em gravações de vídeo de mãos, que permitem a identificação do Parkinson, antes das primeiras manifestações de sintomas clínicos.

Os cientistas analisaram vídeos de movimentos de batidas de dedos de 66 participantes, incluindo indivíduos saudáveis, pessoas com transtorno comportamental de sono REM idiopático e pessoas com doença de Parkinson inicial.

O estudo mostra que, mesmo quando os médicos achavam que um teste de batida de dedos parecia normal, a análise de vídeo usando IA identificou que pessoas com doença de Parkinson tinham movimentos menores e mais lentos.

Outro achado da equipe é que IA e a análise de vídeo puderam detectar o efeito sequência em pessoas com iRBD e doença de Parkinson. O efeito sequência é a diminuição progressiva da amplitude ou velocidade do movimento durante movimentos repetitivos, como bater os dedos. 

Retornar
SOCIEDADE BRASILEIRA DE VIDEOCIRURGIA, ROBÓTICA E DIGITAL - SOBRACIL
Av. das Américas, 4801 - sala 308 - Barra da Tijuca - 22631-004 - Rio de Janeiro - RJ
secretaria@sobracil.org.br   Tel. +55 21 3325-7724


Desenvolvido por