NOTÍCIAS

Congresso Brasileiro de Cirurgia

17/08/2015

Foi realizado de 1 a 5 de agosto, em Curitiba, o Congresso Brasileiro de Cirurgia com cerca de 4.000 inscritos, reunindo todas as especialidades cirúrgicas e suas Sociedades.

Um ponto importante do evento foi o dia dos Consensos das várias áreas da cirurgia, em que a SBH- Sociedade Brasileira de Hérnia, representada pelo seu presidente e membro Titular do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, Julio Cesar Beitler, apresentou respostas a 9 perguntas formuladas sobre hérnias incisionais, com o intuito de direcionar qual é a melhor prática em itens duvidosos e polêmicos, entre elas:

1) O tipo de fechamento interfere na incidência de hérnias incisionais?
A resposta foi sim com evidência alta e recomendação alta. O conceito antigo de aplicar pontos com fios grossos ( “1” ou “0”) englobando em massa os tecidos, com espaçamento de 2 a 3 cm de distância da borda musculoaponeurótica e distante um dos outros com cerca de 1 a 1,5 cm, estão ultrapassados e devem ser evitados. A incidência de hérnia com essa metodologia antiga acarreta hérnia incisional em 20 a 30% dos casos.

O novo conceito é utilizar fios de espessura 2-0, com espaçamento de 0,5 a 0,8 cm, um do outro, com distância das bordas não maior do que 0,8 cm, ou seja, uma sutura contínua uma perto da outra. Também deve ser respeitada a relação comprimento do fio/comprimento da ferida em proporção 1.4 no mínimo. Com essas medidas a incidência de hérnia cai para menos de 5%.

Trata-se de novo conceito que se opõe ao que se tem usado há mais de 40 anos.

2) Existe indicação para o uso de telas profiláticas no fechamento da parede abdominal?
Resposta foi sim, com evidência e grau de recomendação altas, para os pacientes de risco elevado como os grandes obesos, pacientes operados de aneurisma de aorta abdominal, desnutridos etc.

Para os pacientes sem risco elevado parece também haver benefícios na maioria dos casos, mas os dados da literatura ainda não são suficientes para se afirmar isto com certeza, sendo necessários mais estudos para a confirmação.

3) Todo o reparo de uma hérnia incisional deve ser realizada com uso de tela?
Resposta foi sim, com evidência e grau de recomendação altas, pois os índices de recidiva variam de 18 a 54%. Quando se utiliza telas no reparo, os índices ainda são altos, mas caem para menos de 15%. A conclusão é que o reparo de uma hérnia incisional com sutura simples, deve ser abandonado em qualquer situação. Essa afirmação modifica paradigmas importantes no tratamento das hérnias incisionais.

Retornar
© SOCIEDADE BRASILEIRA DE CIRURGIA MINIMAMENTE INVASIVA E ROBÓTICA - SOBRACIL


Desenvolvido por