NOTÍCIAS

Exercícios X Demências

23/09/2024

Estudos da Universidade de Nova York mostram que a atividade física regular, de diversas formas, desempenha um papel considerável na diminuição do risco das demências. O exercício vigoroso parece ser o melhor, mas mesmo atividades não tradicionais, como realizar tarefas domésticas, pode oferecer um benefício significativo e, inclusive, podem ser eficazes na redução do risco até em pessoas com histórico familiar de demência.

No primeiro estudo, publicado em julho, na revista Neurology, os pesquisadores analisaram informações sobre a saúde de cerca de 500 mil participantes que não sofriam de demência no banco de dados britânico UK Biobank. Isso incluiu um perfil de risco dos participantes com base no que tinham de variantes genéticas conhecidas.  O estudo descobriu que naqueles que praticavam atividades regulares e vigorosas, o risco de demência foi reduzido em 35%.  No entanto, as pessoas que realizavam regularmente tarefas domésticas, também tiveram um risco reduzido em 21%.

Neurologistas estudiosos do tema recomendam que as pessoas façam 150 minutos de exercícios de intensidade moderada a alta por semana. Os resultados reforçam a ideia de que exercícios intensos podem promover a saúde do cérebro, segundo matéria do jornal O Globo.

Retornar
SOCIEDADE BRASILEIRA DE VIDEOCIRURGIA, ROBÓTICA E DIGITAL - SOBRACIL
Av. das Américas, 4801 - sala 308 - Barra da Tijuca - 22631-004 - Rio de Janeiro - RJ
secretaria@sobracil.org.br   Tel. +55 21 3325-7724


Desenvolvido por