NOTÍCIAS

Brasil bate recorde em mortes por dengue

02/01/2024

O Brasil bateu, em 2023, o recorde de ano com mais mortes causadas pela dengue.  Segundo o Ministério da Saúde foram 1.079 óbitos confirmados.  Antes, o ano com mais casos fatais era 2022, com 1.053 vidas perdidas para a doença.  No ano passado, foi também a primeira vez que o país cruzou a marca de mil mortes por dengue em 12 meses.

A dengue é uma doença cíclica, que provoca um número maior de casos geralmente de três em três anos. No entanto, na última década, os diagnósticos e desfechos graves da doença tem alcançado patamares bem mais elevados. 

O Ministério da Saúde vem destacando como medidas de combate à doença a incorporação da nova vacina contra a dengue na rede pública, produzida pela farmacêutica japonesa Takeda e já aprovada pela Anvisa-Agência Nacional de Vigilância Sanitária, o que deve ocorrer agora em janeiro de 2024.

A Qdenga, nome da vacina, recebeu o aval para indivíduos de 4 a 60 anos, é aplicada em duas doses, e demonstrou nos testes clínicos uma eficácia geral de 80.2% para evitar contaminações e 90.4% para prevenir casos graves.

 

Retornar
© SOCIEDADE BRASILEIRA DE CIRURGIA MINIMAMENTE INVASIVA E ROBÓTICA - SOBRACIL


Desenvolvido por