NOTÍCIAS

Novidades no tratamento do câncer colorretal

04/12/2023

Novos estudos apontam que modelos baseados em Inteligência Artificial são capazes de predizer com quase 80% de exatidão, as taxas de morte e sobrevida de pacientes com câncer colorretal, segundo matéria do jornal O Globo.

No Brasil, dados do INCA- Instituto Nacional do Câncer indicam o surgimento de 44 mil novos casos anuais, sendo 70% nas regiões Sul e Sudeste. Os autores da pesquisa acreditam, que os resultados indicam que essas ferramentas podem ser úteis para o planejamento e avaliação dos serviços de saúde, assim como para orientar protocolos de encaminhamento.

O estudo foi realizado com informações não identificadas sobre condição socioeconômica, características clínicas e de atendimento e sobrevida de 31.916 pacientes de câncer colorretal, atendidos em mais de 70 hospitais do Estado de São Paulo, entre 2000 e 2021. Os dados pertencem ao Registro Hospitalar de Câncer do Estado de São Paulo, gerido pela Fundação Oncocentro do Estado de São Paulo. 

Segundo os pesquisadores, o estudo tem potencial para ser o primeiro de muitos que permitirão a simulação de cenários e impactos na sobrevida de pacientes de câncer.  Com as informações obtidas, melhores decisões clínicas e de gestão em saúde pública poderão ser tomadas. 

 

Retornar
© SOCIEDADE BRASILEIRA DE CIRURGIA MINIMAMENTE INVASIVA E ROBÓTICA - SOBRACIL


Desenvolvido por