10/07/2023
Uma nova insulina de aplicação semanal que entra em ação gradualmente e reduz riscos de efeitos colaterais, foi apresentada no 83º Congresso da Associação Americana de Diabetes. A Icodeca foi desenvolvida pela Novo Nordisk e pode começar a ser comercializada no Brasil a partir de 2025.
Ao ser comparada com a U100, que é de uso diário, a Icodeca demonstrou controlar melhor o diabetes, além de reduzir o risco dos pacientes sofrerem efeitos colaterais como as hipoglicemias, que são as quedas acentuadas nos níveis de glicose no sangue, provocando mal estar e desmaios.
Segundo especialistas, uma insulina de aplicação semanal, melhoraria muito a qualidade de vida dos pacientes, uma vez que reduziria de 365 agulhadas, para apenas 52 por ano. A Icodeca é aplicada com um dispositivo semelhante a uma caneta que, ao entrar no corpo, se liga à proteína albumina, presente no sangue, sendo liberada gradualmente nos dias seguintes.
A insulina semanal já foi submetida à análise regulatória nos Estados Unidos, Canadá, Europa, China, Austrália, Suíça e Brasil. Aqui, as primeiras decisões estão previstas para 2024. E deve começar a ser vendida em 2025.