NOTÍCIAS

Novas pesquisas sobre endometriose

05/06/2023

Pesquisadores do Sydney Royal Hospital for Women, na Austrália, anunciaram um grande avanço no tratamento da endometriose, doença dolorosa e debilitante, que diminui a capacidade das mulheres em todas as suas funções, sejam profissionais ou pessoais.

A equipe cultivou tecidos de todos os tipos conhecidos de endometriose, analisando as mudanças e comparando como eles respondem aos tratamentos, para que os diversos tipos da doença, no futuro, possam ser tratados de maneira mais eficaz. 

Segundo os especialistas, o desenvolvimento desses estudos é comparável aos já realizados no tratamento do câncer de mama há três décadas. 

A endometriose é uma doença crônica que afeta pelo menos uma em cada nove mulheres, com sintomas que incluem dor abdominal, menstruação intensa, fortes dores durante as relações sexuais e pode causar a infertilidade. Ainda não existe um tratamento especifico para a doença.  Em geral casos leves são tratados com medicamentos que suspendem a menstruação, como a pílula anticoncepcional, tomada sem intervalo.  Lesões mais profundas devem ser retiradas cirurgicamente.

 

Retornar
© SOCIEDADE BRASILEIRA DE CIRURGIA MINIMAMENTE INVASIVA E ROBÓTICA - SOBRACIL


Desenvolvido por