NOTÍCIAS

Vitamina D X Obesos

23/01/2023

Pesquisa liderada pelo professor Deirdre Tobias, epidemiologista do Brigham and Women’s Hospital, na Inglaterra, descobriu que o benefício da suplementação de vitamina D se aplica apenas a pessoas com peso saudável.

A vitamina D é um homônio que atua na saúde óssea, crescimento, imunidade, musculatura, metabolismo e em diversos outros órgãos e sistemas, como o cardiovascular e o nervoso. Ela é produzida pelo corpo através da exposição ao sol, mas muitas pessoas a usam na forma de suplementação, para conseguir as doses indicadas para as necessidades do organismo. O estudo descobriu que pessoas acima do peso tinham níveis muito mais baixos do vitamina D no sangue, em comparação com as pessoas saudáveis que tomavam as mesmas pílulas. Segundo os cientistas, quem tem muita gordura no corpo luta para metabolizar a suplementação.

A pesquisa analisou os dados de um dos maiores e mais longos testes de vitamina D já realizados, o estudo VITAL, dos Estados Unidos, que rastreou 26 mil pessoas que tomaram suplementos diários de micronutrientes por cerca de cinco anos, entre 2010 e 2018. A amostra incluiu 6.600 pessoas que tinham índice de massa corporal (IMC) na categoria de sobrepeso e 4.400 que estavam no grupo de obesos ou obesos mórbidos.

Retornar
© SOCIEDADE BRASILEIRA DE CIRURGIA MINIMAMENTE INVASIVA E ROBÓTICA - SOBRACIL


Desenvolvido por