NOTÍCIAS

Novo imunizante contra HIV

05/12/2022

Uma nova vacina experimental contra o HIV produzida pela equipe da Universidade de Washington, em Seattle, gerou resposta imunológica em 97% dos voluntários que receberam duas doses, com intervalo de oito semanas. O imunizante não provocou efeitos adversos significativos e a nova vacina foi batizada de eOD-GT8 60mer.

Os resultados do ensaio clínico foram publicados na Revista Science. O novo imunizante foi considerado um importante passo a frente na prevenção da doença, que pode causar a síndrome da imunodeficiência adquirida, conhecida como AIDs.

Desenvolver uma vacina contra o HIV é particularmente difícil, explicam especialistas, porque o vírus sofre mutações rapidamente, gerando novas cepas que fogem da proteção imune. Como resultado, muitos grupos de pesquisadores estão buscando desenvolver vacinas que estimulem um tipo de célula imunológica específica, conhecida como Células B, a gerar os chamados anticorpos amplamente neutralizantes, que atuam em partes do vírus HIV que têm pouca variação entre cepas.

Retornar
© SOCIEDADE BRASILEIRA DE CIRURGIA MINIMAMENTE INVASIVA E ROBÓTICA - SOBRACIL


Desenvolvido por