NOTÍCIAS

Nova técnica prolonga vida de órgãos usados em transplante

07/06/2022

Uma máquina de perfusão que permite implantar com sucesso um órgão humano em pacientes após um período de armazenamento de três dias fora do corpo, foi desenvolvida e aprovada por pesquisadores da Universidade de Zurique, na Suíça.

Como o tempo máximo para implantação de um órgão é de 12 horas, o quanto ele sobrevive sem sangue até ser transplantado, a equipe suíça desenvolveu uma máquina que imita o corpo humano com a maior precisão possível. Uma bomba faz o papel de coração, um oxigenador substitui os pulmões, uma unidade de diálise desempenha as funções dos rins e inúmeras infusões de hormônios e nutrientes desempenham as funções do intestino e do pâncreas. Como o diafragma no corpo humano, a máquina também move o fígado ao ritmo da respiração.

Em janeiro de 2020, a equipe de pesquisadores demonstrou pela primeira vez que a nova tecnologia de perfusão possibilita armazenar um fígado fora do corpo por vários dias. O método permite terapias antibióticas, hormonais ou a otimização do metabolismo do órgão, por exemplo. Além disso, testes laboratoriais podem ser feitos sem pressão de tempo, segunda matéria publicada no jornal O Globo.

Retornar
© SOCIEDADE BRASILEIRA DE CIRURGIA MINIMAMENTE INVASIVA E ROBÓTICA - SOBRACIL


Desenvolvido por