NOTÍCIAS

Programa Jovem Cirurgião terá lançamento em São Paulo. Inscrições já estão abertas.

31/05/2013

Implementar o ensino da videocirurgia no Brasil é o propósito do Programa Jovem Cirurgião Despertar, que será lançado nesta segunda-feira em São Paulo, pela SOBRACIL, no Johnson & Johnson Medical Innovation Institute. Programa educacional com plataforma de ensino teórica à distância (e-learning) e prática com simuladores, é destinado a médicos residentes e formados com até dez anos, nas especialidades cirúrgicas de videocirurgia, visando oferecer conhecimentos básicos, habilidades práticas mínimas e despertar o interesse pela técnica, visando também dar um melhor embasamento para o ingresso em pós-graduações posteriormente. Além disso, ao final do Programa, os melhores colocados poderão ter descontos de 10 a 100% em pós-graduações de videocirurgia chanceladas pela SOBRACIL.

"Trata-se de uma das mais importantes ações da SOBRACIL, com o propósito de assegurar o acesso dos médicos à prática da videocirurgia que, infelizmente, ainda é pouco contemplada nas residências médicas. Queremos oferecer aos nossos associados a oportunidade de ter acesso a essa técnica que está cada vez mais presente na medicina, pelas vantagens que oferecem aos pacientes, por permitir a realização de cirurgias minimamente invasivas e que possibilita uma recuperação mais breve aos pacientes que, assim, podem retornar às suas atividades muito mais rapidamente", explica o Presidente da SOBRACIL, Claudio Crispi.

O pré-lançamento do programa ocorreu em maio, no 13º Congresso Regional de Videocirurgia, em Búzios, quando foram abertas as inscrições. Os coordenadores do programa, os médicos Claudio Moura e Thiers Soares, destacaram a importância da ação: "Esse é um importante legado da SOBRACIL para a classe médica, pois possibilita o acesso de mais médicos à técnica da videocirurgia, por meio do acesso aos cursos de pós-graduação que este programa oferecerá a facilidade de bolsas aos primeiros colocados. Hoje como o custo das Pós-Graduações é elevado, já cria um filtro que desestimula o ingresso na videocirurgia”, explica Thiers Soares.

Já Claudio Moura destaca o nível da formação que será oferecida aos médicos para que tenham acesso aos cursos de pós-graduação. "Vamos oferecer uma formação básica aos médicos, com aulas a distância e presenciais, práticas e teóricas, para que conheçam a videocirurgia. Assim, eles chegarão aos cursos de pós-graduação com conhecimentos básicos mínimos, podendo aproveitar mais quando ingressarem nas Pós-Graduações", observa.

Claudio Moura lembra ainda que a grande maioria das residências não dá acesso à videocirurgia. "Por isso, a nossa ação é importante e visa dar acesso e conhecimento aos médicos a técnicas que trazem avanços consideráveis à prática médica e à recuperação dos pacientes. A idéia não é que os participantes do curso saiam fazendo videocirurgias mas despertar neles o desejo pela formação em nível de pós-graduaçãol", acrescenta Claudio Moura.

A Johnson & Johnson é a patrocinadora exclusiva do programa. O Gerente de Marketing, Rafael Martinez, xplica que o investimento na formação de profissionais de saúde faz parte das responsabilidades da organização, assim como o atendimento aos pacientes e a todas as pessoas que utilizam os seus produtos. Consta, inclusive, do credo da corporação. "Apoiar um programa como esse faz parte da nossa missão, que foi formulada em 1932, quando isso ainda não era uma prática por, Robert Wood Jonhson, fundador da empresa. Integra uma das nossas principais ações, de investir em educação continuada, visando assegurar melhor atendimento e tratamento aos pacientes", explica.

A primeira fase ocorrerá entre agosto e março,com aulas via internet. Ao longo dos módulos, os participantes deverão realizar avaliações no ambiente digital. Já no mês de abril, para os alunos aprovados, será realizada a parte prática, no Instituto Johson & Johnson, com o uso de simuladores e produtos próprios para videocirurgias. A avaliação será feita nos próprios simuladores. A terceira e última fase ocorrerá no Congresso Nacional da SOBRACIL, em Florianópolis, em setembro, quando haverá nova avaliação teórica e prática.

As bolsas para pós-graduação em videocirurgia serão dadas em instituições como a Unifeso, em Teresópolis, no Rio, para a área de ginecologia; nos hospitais Sírio e Libanês e Albert Einstein, em São Paulo, com vagas também em ginecologia; hospital Moinhos de Vento e Dr. William Kondo, em Curitiba, com cirurgia geral, coloproctologia e ginecologia; e Cetrex, em Brasília, com cirurgia geral e coloproctologia, entre outras instituições.

Veja todas as informações em www.projetojovemcirurgiao.com.br e http://videocirurgia.blogspot.com.br/2013/04/inicio-de-uma-revolucao-na.html


Associação Nacional dos Médicos Residentes (ANMR) apoia o programa

Cláudio Moura, Beatriz Costa, Cláudio Crispi

A presidente da Associação Nacional dos Médicos Residentes, Beatriz Costa, considera a iniciativa da SOBRACIL de extrema importância. "É uma excelente oportunidade para os médicos residentes terem acesso às técnicas da videocirurgia. Atende à necessidade de formação dos médicos e certamente fortalecerá mais a SOBRACIL, com a maior participação dos médicos residentes", afirma.

Uma parceria entre a SOBRACIL e a ANMR foi firmada, prevendo o apoio da entidade ao programa. Eventos promovidos pela associação terão a participação dos coordenadores do Programa Jovem Cirurgião Despertar. A presidente da entidade anunciou que ela própria se inscreverá nos cursos. Ela lembrou que a videocirurgia cresce de forma considerável e ainda crescerá bastante e deve ser uma técnica cada vez mais adotada pelos médicos. Trata-se de uma oportunidade fundamental à formação dos médicos de acordo com os avanços tecnológicos.

Retornar
© SOCIEDADE BRASILEIRA DE CIRURGIA MINIMAMENTE INVASIVA E ROBÓTICA - SOBRACIL


Desenvolvido por