NOTÍCIAS

Estudo sobre cirurgiãs mulheres

14/02/2022

Estudo publicado na Revista JAMA Surgery abrangendo 21 procedimentos eletivos e de emergência comuns, em 559.903 homens e 760.205 mulheres que foram operados por 2.937 cirurgiões em Ontário, no Canadá, durante um período de 12 anos, sugere que, em geral, as cirurgiãs obtém resultados melhores e que a escolha de uma cirurgiã pode ser especialmente benéfica se a paciente for mulher.

As cirurgiãs eram, em média, mais jovens, realizavam menos cirurgias e operavam geralmente pacientes mais saudáveis do que os tratados pelos homens. Os pesquisadores levaram em conta esses fatores e também as características dos pacientes como idade, renda, e se viviam em área rural ou urbana.

Dos casos estudados, 15% dos pacientes tiveram problemas pós-operatórios: 8,7% tiveram complicações significativas dentro de 30 dias após a operação, 6,7% foram readmitidos no hospital e 1,7% morreram.

As cirurgias realizadas eram cardíacas, ortopédicas, urológicas, de cabeça e pescoço, torácica, neurológica e plástica e o estudo sugere que as médicas são mais bem sucedidas nas cirurgias quando a paciente é mulher.

Retornar
© SOCIEDADE BRASILEIRA DE CIRURGIA MINIMAMENTE INVASIVA E ROBÓTICA - SOBRACIL


Desenvolvido por