NOTÍCIAS

Robô faz primeira cirurgia laparoscópica

31/01/2022

Foi realizada pela primeira vez por um robô, uma cirurgia laparoscópica sem a intervenção humana, segundo informação divulgada na última semana, pela equipe de pesquisadores da Universidade Johns Hopkins, responsável pelo projeto do Smart Tissue Autonomous Robot, também chamado de STAR.

O robô STAR fez o procedimento cirúrgico no intestino de um porco, o que representa um passo significativo em direção à cirurgia totalmente automatizada em humanos, segundo especialistas.

“Nossas descobertas mostram que podemos automatizar uma das tarefas mais intrincadas e delicadas da cirurgia: a reconexão de duas extremidades de um intestino” explicou Axel Krieger, professor assistente de Engenharia Mecânica na Johns Hopkins. “O robô STAR realizou o procedimento em quatro animais e produziu resultados significativamente melhores do que os humanos realizando o mesmo procedimento.”

O processo é conhecido como anastomose do intestino delgado e consiste na reconexão das extremidades de um intestino. Este tipo de cirurgia ocorre, por exemplo, quando uma parte do intestino do paciente foi removida para tratar um tumor.

Segundo Axel Krieger, é um procedimento que exige sutileza e precisão, considerado o passo mais desafiador na cirurgia gastrointestinal. De acordo com os cirurgiões, o menor tremor da mão ou ponto mal colocado, pode resultar em um vazamento que pode ter complicações catastróficas para o paciente.

O STAR é um modelo aperfeiçoado de outro robô desenvolvido em 2016. Na época, ele operou com sucesso o intestino de um porco, mas com necessidade de uma grande incisão e a orientação humana.

Retornar
© SOCIEDADE BRASILEIRA DE CIRURGIA MINIMAMENTE INVASIVA E ROBÓTICA - SOBRACIL


Desenvolvido por