NOTÍCIAS

Café ajuda a melhorar o humor das pessoas

21/12/2021

Estudo realizado na Europa pelo Instituto de Informação Científica sobre o Café mostrou que a bebida ajuda a melhorar o humor durante o inverno, quando os dias ficam menores, e a depressão e sentimento de tristeza aumentam em 28% da população.

A pesquisa, que foi feita com cerca de 5 mil adultos do Reino Unido, Itália, Finlândia, Alemanha e Polônia revelou, ainda, que a medida que as horas de luz do dia diminuem as pessoas ficam mais ansiosas (21%), têm mais dificuldade para se concentrar (24%), perdem a motivação para se exercitar (25%), e têm queda no desempenho esportivo (21%).

Segundo o estudo, há evidências de que os polifenóis do café podem ultrapassar a barreira hematoencefálica, exercer efeitos neuroinflamatórios e até promover neurogênese, resultando na diminuição do risco de transtornos cognitivos e afetivos.

Uma revisão de estudos feita pela Faculdade de Medicina da Universidade de Estrasburgo, na França, sugeriu que 75 mg de cafeína, o que equivale a uma xícara de café, a cada quatro horas, pode resultar em um padrão de melhora sustentada do humor ao longo do dia.

Retornar
© SOCIEDADE BRASILEIRA DE CIRURGIA MINIMAMENTE INVASIVA E ROBÓTICA - SOBRACIL


Desenvolvido por