NOTÍCIAS

Cirurgia bariátrica melhora problemas do fígado

29/11/2021

Um novo estudo relatando que a cirurgia bariátrica além de ajudar a perda de peso, pode proteger o fígado, acaba de ser divulgado pela Clínica Cleveland, nos Estados Unidos.

O trabalho, realizado em cerca de 1.100 pacientes que tinham uma forma agressiva de doença hepática gordurosa e que passaram pela cirurgia bariátrica, mostra que além da perda de peso, os participantes reduziram o risco de gordura no fígado em quase 90%.

Segundo Ali Aminian, diretor do Instituto Bariátrico e Metabólico da Clínica Cleveland e principal autor do estudo, a obesidade é o principal fator do fígado gorduroso. O excesso de gordura deflagra inflamação, o que leva à cirrose. Quando um paciente perde peso, a gordura sai de todos os lugares, inclusive do fígado.

De acordo com o especialista, o estudo que analisou casos da clínica ao longo de 12 anos, não identificou exatamente a relação causal na diminuição dos riscos das doenças graves do fígado ou do coração nos procedimentos da perda de peso, mas consolidou a certeza de que a cirurgia bariátrica pode fornecer benefícios à saúde, além da perda de peso.

Retornar
© SOCIEDADE BRASILEIRA DE CIRURGIA MINIMAMENTE INVASIVA E ROBÓTICA - SOBRACIL


Desenvolvido por