NOTÍCIAS

ANVISA aprova VERSIUS no Brasil

22/11/2021

A CMR Surgical (CMR) - uma empresa global de cirurgia robótica - anunciou que recebeu a aprovação regulatória do Sistema Robótico Cirúrgico Versius ® junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Anvisa, estabelecendo o caminho para sua comercialização no crescente mercado brasileiro de cirurgia robótica.

O Brasil é um mercado estrategicamente importante para a CMR, país onde as cirurgias com assistência robótica são consideradas uma inovação essencial para a prática cirúrgica. Com um crescimento significativo nos procedimentos robóticos cirúrgicos no Brasil, existe um forte potencial para que a CMR exerça um papel central para moldar ainda mais a prática cirúrgica nos próximos anos, com o Versius oferecendo uma opção nova e versátil para hospitais e favorecendo resultados excelentes para os pacientes.

Com a aprovação, a CMR se posiciona para expandir ainda mais sua presença global, oferecendo uma tecnologia robótica cirúrgica inovadora no Brasil e ainda mais amplamente na América Latina, onde outros países costumam ser influenciados pelos desenvolvimentos regulatórios que ocorrem no Brasil. O Versius já é utilizado como uma ferramenta valiosa em hospitais de todo o mundo como na Europa, Austrália, Índia e Oriente Médio.

Per Vegard Nerseth, CEO da CMR, comentou: "Esta aprovação regulatória possibilitou o avanço dos preparativos para um rápido lançamento do Versius no Brasil, levando nossa tecnologia de última geração que pode proporcionar imensos benefícios a cirurgiões e pacientes. O Versius pode ajudar a expandir o acesso à cirurgia robótica e oferecer uma opção acessível para hospitais, contribuindo com economias significativas para o sistema de saúde do Brasil. Conquistas importantes em países como o Brasil nos possibilitam continuar com um ótimo impulso global para o Versius, representando outro marco importante em nosso trabalho para que ainda mais pessoas de todo o mundo possam ter acesso à cirurgia minimamente invasiva".

Dr. Carlos Eduardo Domene, Diretor de Robótica do Grupo Hospitalar Rede D’Or, São Paulo, comentou: "O Brasil é um país altamente aberto à inovação em serviços de saúde. Ao observarmos a evolução dos sistemas tecnológicos para a execução manual de procedimentos exigentes e complexos como a cirurgia robótica, podemos ver os benefícios substanciais para os pacientes e os cirurgiões.

É ótimo ver a Anvisa reconhecendo a tecnologia avançada que aumentará o acesso para mais pacientes que aguardam cirurgias e, o que é mais importante, lidará com as barreiras para que os cirurgiões realizem procedimentos manuais fisicamente exigentes nas cirurgias".


O sistema robótico cirúrgico Versius®

Versius redimensiona as expectativas da cirurgia robótica, encaixa-se em praticamente qualquer sala de operações e integra-se perfeitamente aos fluxos de trabalho existentes, aumentando a probabilidade de cirurgia robótica com acesso mínimo (MAS). A concepção portátil e modular de Versius permite ao cirurgião utilizar apenas o número de braços necessários para um determinado procedimento.

Através de biomimética do braço humano, Versius oferece aos cirurgiões a possibilidade de escolherem um posicionamento otimizado do acesso, além da destreza e precisão de pequenos instrumentos totalmente articulados. Com visão 3D HD, controle de instrumentos fácil de usar e uma escolha de posições de trabalho ergonômicas, o console aberto do cirurgião tem o potencial de reduzir o stress e a fadiga e permite uma comunicação clara com a equipe cirúrgica. Pensando laparoscopicamente e operando roboticamente com Versius, pacientes, cirurgiões e profissionais de saúde podem se beneficiar do valor que a cirurgia robótica com acesso mínimo (MAS) traz.

Versius ainda capta dados significativos com seu amplo ecossistema digital para apoiar a aprendizagem contínua de um cirurgião. Através do aplicativo Versius Connect, Versius Trainer e do registro clínico CMR, Versius disponibiliza uma riqueza de conhecimentos para, em última análise, melhorar os cuidados cirúrgicos.

Retornar
© SOCIEDADE BRASILEIRA DE CIRURGIA MINIMAMENTE INVASIVA E ROBÓTICA - SOBRACIL


Desenvolvido por