NOTÍCIAS

Mutirões divulgam técnica da videocirurgia e vão atender pacientes com endometriose profunda

09/10/2014

Dois dias de cirurgias para atender pacientes portadoras de endometriose profunda marcarão o lançamento do projeto Mutirões, da SOBRACIL, em Porto Alegre. O projeto, idealizado pelo Presidente da SOBRACIL, com base em experiências bem sucedidas da Sociedade Brasileira de Hérnia e Parede Abdominal, tem o propósito de difundir a técnica da cirurgia minimamente invasiva entre os médicos do Brasil e assegurar o atendimento de pacientes que aguardam atendimento.

As cirurgias serão realizadas a partir das 7h30 do dia 17 de outubro, no Complexo Hospitalar da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, e se estenderão até a tarde de sábado, dia 18. No fim do primeiro dia, haverá ainda discussão teórica sobre os casos. As cirurgias serão transmitidas ao vivo. Os interessados em participar dos Mutirões podem se inscrever pelo e-mail mutirão.sobracil.poa@gmail.com. Haverá transmissão simultânea das cirurgias para o anfiteatro Hugo Gerdau.

O Presidente da SOBRACIL, Claudio Crispi, que participará das cirurgias e da aula teórica, se diz especialmente feliz com a realização do projeto. “Este era o único dos projetos da nossa gestão que ainda não tinha sido realizado e encerrar o nosso trabalho com esse mutirão em Porto Alegre é motivo de grande alegria. Tenho certeza que este será o primeiro dos muitos mutirões que a SOBRACIL realizará, com o propósito de divulgar a videocirurgia entre médicos e pacientes”, afirma.

A coordenadora do Mutirão, Raquel Dibi, professora adjunta do Departamento de Ginecologia da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre e responsável pelo ambulatório de endometriose do Serviço de Ginecologia da unidade, também ressalta a importância da iniciativa: “Estamos muito felizes de sediar o primeiro mutirão. Queremos chamar a atenção de toda a comunidade médica e da população de Porto Alegre para a importância da doença e como ela e capaz de afetar a qualidade de vida das portadoras. Além disso, pretendemos divulgar a prática da videocirurgia”, explica Raquel, que também é professora do curso de pós-graduação em Endoscopia Ginecológica do Instituto Crispi de Endoscopia Ginecológica.

As pacientes selecionadas para participar do mutirão apresentam indicação de cirurgias multidisciplinares, com abordagem ginecológica, proctológica e urológica. “Realizaremos cirurgias de endometriose profunda. A complexidade da doença, a dificuldade técnica da cirurgia, o acesso difícil ao material utilizado nestas cirurgias laparoscópicas associado aos sintomas incapacitantes referidos pelas pacientes nos levaram a escolha destas cirurgias”, acrescenta. A previsão é de que sejam operadas pelo menos oito pacientes.

Na opinião da médica, a realização de mutirões como esse promovem a saúde e o tratamento cirúrgico adequado às pacientes com endometriose profunda. Além disso, ela destaca a possibilidade da promoção do conhecimento, da troca de experiências e as melhorias no atendimento global das pacientes que muitas vezes levam até sete anos para ter o problema diagnosticado. A Johnson & Johnson apoia o projeto.

O mutirão contará com a participação dos médicos Thiers Soares, Thiago Dantas, Claudio Moura, Paulo Reis, Cleber Allen Nunes, Tulio Grazziotin, Geraldo Gomes da Silveira e Suzana Pessini, além da coordenadora do mutirão, Raquel Dibi; e do Presidente da SOBRACIL, Claudio Crispi.

Retornar
© SOCIEDADE BRASILEIRA DE CIRURGIA MINIMAMENTE INVASIVA E ROBÓTICA - SOBRACIL


Desenvolvido por