NOTÍCIAS

OMS considera improvável segunda onda de COVID-19

01/06/2020

A diretora de Saúde Pública da Organização Mundial da Saúde (OMS), a espanhola María Neira, afirmou na última semana que os modelos com os quais trabalham, estão cada vez mais descartando uma segunda onda da Covid-19. No entanto, pediu "muita cautela e bom senso nesta fase crítica" da pandemia: a de relaxamento das medidas de confinamento.

A diretora da OMS pediu ainda que a população não fosse "paranóica ou excessivamente relaxada" e que "aprendesse a viver com doenças infecciosas. Existem muitos modelos que avançam com grande probabilidade. Vão desde um crescimento pontual até uma onda significativa, mas essa última possibilidade está sendo descartada cada vez mais. Estamos muito melhor preparados em todas as áreas", afirmou a médica. Segundo María Neira, "diminuímos de tal forma a taxa de transmissão que o vírus terá dificuldade em sobreviver. Devemos ter muito cuidado em afirmar se esse é o fim da onda, mas os dados nos mostram que a transmissão e a explosão das primeiras semanas foram evitadas".

No entanto, ela ressaltou que "vale a pena não fazer muitas previsões, pois as próximas semanas representarão uma fase muito crítica". Com a abertura, você precisa ver como o vírus se comporta. Esperamos que não haja outros surtos, mas será uma batalha diária”.

Retornar
© SOCIEDADE BRASILEIRA DE CIRURGIA MINIMAMENTE INVASIVA E ROBÓTICA - SOBRACIL


Desenvolvido por