NOTÍCIAS

24º Congresso Mundial da IFSO

07/10/2019

Foi realizado de 3 a 7 de setembro deste ano, em Madri, Espanha, o 24º. Congresso Mundial da IFSO – International Federation for the Surgery of Obesity and Metabolic Disorders.

Segundo Carlos Domene, “durante o evento foram discutidos os principais tópicos de atualização nesta área de atuação. É sabido que a obesidade, enquanto enfermidade crônica, não é controlada somente com a cirurgia. A taxa de recidiva da obesidade é elevada, e a cirurgia pode comprometer a qualidade de vida dos pacientes. Portanto, há espaço para a contínua busca de novos procedimentos cirúrgicos que determinem perda de peso sustentada e menores efeitos colaterais.

Procedimentos de redução do diâmetro gástrico através de suturas endoscópicas – gastroplastia endoscópica – vem somando números em busca de respostas sobre sua efetividade, durabilidade e indicações. Sem dúvida o futuro da cirurgia, não somente bariátrica – encontra-se em procedimentos cada vez menos invasivos, caminhando o cirurgião para tornar-se um ser híbrido entre radiologista intervencionista, endoscopista e cirurgião.”

Uma matéria com mais informações de Carlos Domene, presidente da SOBRACIL, sobre o evento, vocês vão ter na próxima edição do Boletim Sobranews.

Retornar
© SOCIEDADE BRASILEIRA DE CIRURGIA MINIMAMENTE INVASIVA E ROBÓTICA - SOBRACIL


Desenvolvido por