NOTÍCIAS

Hospital São José do Avaí - medicina de alta qualidade

25/09/2017

Hospital São José do Avaí: uma prova da alta qualidade que os hospitais brasileiros podem alcançar, com ética, dedicação e trabalho. O conjunto formado por tecnologia de ponta, médicos altamente qualificados e uma administração eficiente tornou o Hospital São José do Avaí (HSJA), no Noroeste fluminense, uma referência na medicina regional, estadual e até mesmo nacional. Situado numa das regiões mais carentes do Estado do Rio de Janeiro e geograficamente distante dos principais centro urbanos, o hospital filantrópico é referência em neurocirurgia, cirurgia cardíaca, oncologia, cirurgia vascular, transplante de fígado e cirurgia videolaparoscópica. O hospital é referência em alta e média complexidade para 13 municípios próximos.

O HSJA conta com 380 leitos, sendo 80 distribuídos nas sete unidades de terapia intensiva: quatro gerais, uma neurointensiva, uma cardiológica e uma de neonatologia. Por ser filantrópico, 60% dos pacientes internados são do Sistema Único de Saúde (SUS). No ambulatório, este percentual alcança 70%, índice superior ao exigido pela legislação.

Uma pesquisa da Ouvidoria destacou que o hospital tem a aprovação de mais de 90% do público externo e 85% do público interno. Uma das razões para isso, é que os pacientes não perdem tempo em filas. Recente levantamento na central de regulação do município para o Programa Nacional de Avaliação dos Serviços de Saúde (PNASS), por exemplo, revelou a existência de fila exclusivamente para a oftalmologia. A espera é de 15 dias, enquanto na média nacional a demora é de um ano.

“Os médicos aqui trabalham muito e são incansáveis. Inclusive pedem que solicitemos aumento de demanda ao SUS e ao Estado. A ideia é atender os municípios limítrofes do Sul de Minas Gerais e do Espírito Santo, tão necessitados quanto o Noroeste fluminense, e que fazem parte das regiões mais pobres desses Estados“ - observa o Dr. Renam Catharina Tinoco, presidente do HSJA.

O Hospital São José do Avaí é uma parte do Brasil que deu certo.

Retornar
© SOCIEDADE BRASILEIRA DE CIRURGIA MINIMAMENTE INVASIVA E ROBÓTICA - SOBRACIL


Desenvolvido por