NOTÍCIAS

Informações sobre a tela retirada do mercado pela Johnson&Johnson, cuja denominação é tela Physiomesh para uso laparoscópico

27/06/2016

O fabricante informa que a tela especificada acima, não deve mais ser utilizada, porque através de dois estudos independentes sobre hérnia (Herniamed German Registry and Danish Hernia Database-DHDB), foi constatado um número de recidivas acima da média em comparação com outras telas, quando o uso dessa prótese foi utilizado por via laparoscópica. A Johnson & Johnson afirma que vários fatores podem ter ocorrido devido ao uso da Physiomesh, entre eles a tela propriamente dita, o paciente, etc.

Flávio Malcher explica: “essa postura de recall é comum em empresas responsáveis a seus clientes. Não afeta outros produtos da J&J, incluindo-se aí as outras telas da empresa. Como relatado por eles, não existe motivo de desespero por parte da comunidade médica nem pelos pacientes.Não há medida preventiva a ser tomada. O mercado não fica desabastecido, pois existem inúmeras outras opções de tela.”

Retornar
© SOCIEDADE BRASILEIRA DE CIRURGIA MINIMAMENTE INVASIVA E ROBÓTICA - SOBRACIL


Desenvolvido por