NOTÍCIAS

O Rio de Janeiro não está preparado para receber as Olimpíadas

20/06/2016

O Rio não está preparado para receber as Olimpíadas, do ponto de vista médico. Quem afirma é Alfredo Guarischi, membro da Câmara Técnica de Segurança do Paciente do Conselho Federal de Medicina e do Conselho Regional de Medicina, que explica:

“Em novembro de 2015, em uma crônica que escrevei para o Blog do Noblat, do G1, com o título de “Terrorismo, olimpíadas e hospitais”, alertava que desastres poderão ocorrer com a atual estrutura do sistema público de saúde, quando aos milhões de moradores do Rio se juntarão milhares de visitantes. Mais gente, mais apendicite, problemas de vesícula, infarto, perna quebrada, baleados, esfaqueados. E se despencar outra obra cimentada com cuspe ou houver algum atentado terrorista?

As 136 novas ambulâncias para atendimento e transporte de pacientes, custeadas pelo Ministério da Saúde, ainda não foram entregues, bem como ainda não foram contratados e treinados seus motoristas. Um cálculo otimista para cobertura por 24 horas sugere a necessidade de pelo menos 272 motoristas com certificação especial. Socorristas - 60 médicos e 500 técnicos de enfermagem - todos treinados, experientes e trabalhando em sincronia, é outro número mágico. Será irresponsabilidade contar com voluntários para esse cenário.

A questão do sangue é outro tema importante, pois sangue não se compra e o Hemorio, premiado internacionalmente, hoje sofre de sérios problemas.

Nos cambaleantes hospitais públicos - para onde irá o povão - as equipes não estavam completas, com o número adequado de profissionais experientes e trabalhando em sincronia.

Agora, há menos de 45 dias das Olimpíadas e Paralimpíadas, perguntar como está o sistema de saúde da cidade, a resposta é a mesma. Hoje não estamos preparados para atender a demanda da cidade, quanto mais com a possibilidade de haver mais pacientes para serem atendidos.“

Entrevista completa com Alfredo Guarischi sobre as Olimpíadas do Rio estará no SOBRANEWS de junho. Não perca!

Retornar
© SOCIEDADE BRASILEIRA DE CIRURGIA MINIMAMENTE INVASIVA E ROBÓTICA - SOBRACIL


Desenvolvido por