Órgão Oficial de Divulgação Científica da
Sociedade Brasileira de Videocirurgia


ISSN: 1679-1796
Ano 2 Vol.2 Nº 1 - Jan/Mar 2004



    Prezados Leitores,

    A seção "Cartas ao Editor" está disponível para todos os leitores da Revista Brasileira de Videocirurgia, que cumpre transcrever as opiniões pessoais dos autores que as assinam.
    A Revista Brasileira de Videocirurgia isenta-se de quaisquer responsabilidades sobre o conteúdo aqui manifestado, que representa integralmente a opinião de seu autor.
    Teremos grande satisfação em publicar cartas e mensagens de caráter científico, ético-profissional e comentários sobre artigos publicados.
    Os leitores poderão enviar suas mensagens e opiniões, acrescido de Nome Completo, Cidade de Origem e/ou Titulação.
    Envie sua carta para: revista@sobracil.org.br 
    Saudações!


Carta recebida em 17/03/04:

    Prezado Editor,

    Li com muito interesse o artigo intitulado "Cirurgia Bariátrica Laparoscópica: O Presente", escrito por Cohen e colaboradores (vol 1, n 4, 2003).
    É incrível que ainda seja necessário, nos dias de hoje, alguém se preocupar em relatar as inúmeras vantagens do acesso laparoscópico em cirurgia bariátrica, como fizeram os autores deste artigo. Pois não há como cogitar que alguém ainda acredite que a via laparoscópica não traga benefícios, muito maiores e mais evidentes, aos obesos mórbidos (e a muitos outros pacientes com outras afecções).
    Mesmo se considerarmos que qualquer procedimento avançado por acesso laparoscópico 1) requer um aprendizado longo, 2) necessita de material específico que aumenta os custos totais da internação e 3) também tem contra-indicações e limitações, as vantagens associadas ao menor trauma parietal, maior conforto (e recuperação) e menor incidência potencial de aderências abdominais e complicações respiratórias são óbvias e inegáveis.
    Ao longo do tempo, acredito que estas vantagens certamente terão impacto positivo nos custos sociais do tratamento, como um todo. Neste momento, os seguros-saúde e convênios passarão a criar menos obstáculos para a liberação de procedimentos laparoscópicos em obesos. Enquanto este reconhecimento não vem, ficarei feliz em ler artigos como este, que relatam aquilo que nós já sabemos, mas que alguns insistem para negar.

FÁBIO GUILHERME CAMPOS
Secretário da SOBRACIL-SP

© SOCIEDADE BRASILEIRA DE CIRURGIA MINIMAMENTE INVASIVA E ROBÓTICA - SOBRACIL


SSL
Desenvolvido por