Órgão Oficial de Divulgação Científica da
Sociedade Brasileira de Videocirurgia


ISSN: 1679-1796
Ano 1 Vol.1 Nº 4 - Out/Dez 2003


    A Revista Brasileira de Videocirurgia (RBCV) está encerrando seu primeiro ano de existência, cumprindo seu principal objetivo - exaltar o interesse e o compromisso com a divulgação científica videocirúrgica nacional, motivo de especial empenho da Sociedade Brasileira de Videocirurgia (SOBRACIL).

    No entanto, devemos ressaltar que este passo inicial somente será concluído quando de sua aprovação pela BIREME - Centro Coordenador Nacional do LiLACS, OPAS (Centro Latino Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde, Organização Pan-Americana de Saúde) que estará recebendo em breve os quatro volumes editados, durante o ano de 2003, para a devida e desejada avaliação.

    Sabemos que poder de divulgação de um periódico é sustentado pelas organizações de sistemas bibliotecários, suas normas e regimentos.

    Ao submeter a RBVC aos critérios de seleção da Organização Pan-Americana de Saúde, rumo à indexação, pretendemos galgar o segundo passo - meta primordial.

    Tentamos superar os problemas que poderiam dificultar sua indexação através de um trabalho de comunicação dinâmica, seguindo a normatização vigente sobre publicação científica, além de apontar para soluções criativas quanto ao layout da revista.

    Afinal, fazer com que uma revista de videocirurgiões - tão acostumados com a imagem, alcance as expectativas na divulgação de sua experiência clínica ou experimental, é um grande desafio.

    Para o próximo ano, a RBVC seguirá novos caminhos, desta vez enriquecidos pela colaboração direta de Editores por Especialidade.

    Acreditamos verdadeiramente que, desta maneira, seu real poder de divulgação estará definitivamente alicerçado.

    Aos futuros editores, desde já, os saudamos com as boas vindas.

    Aos colaboradores, que confiaram em nosso trabalho enviando seus manuscritos para publicação, nosso muito obrigado.

    Superadas as primeiras barreiras, lançamos um convite a todos para os próximos desafios.

    Consagrar nacionalmente a RBVC e rumar à indexação internacional.

    Nos congratulamos com Diretoria da SOBRACIL pelo êxito da RBVC.

    FELIZ 2004 e saudações videocirúrgicas!

Edna Delabio Ferraz


© SOCIEDADE BRASILEIRA DE CIRURGIA MINIMAMENTE INVASIVA E ROBÓTICA - SOBRACIL


SSL
Desenvolvido por