NOTÍCIAS

Remédio de HIV pode ajudar contra o Alzheimer

02/05/2023

Remédio de HIV vira promessa contra o Alzheimer. O medicamento atua no mesmo receptor que impede a autolimpeza do cérebro e contribui para a formação de placas de proteína típicas das demências. Uma característica comum a diversas doenças neurodegenerativas é a formação de placas de proteína no cérebro causada por uma disfunção da autofagia, processo de descarte dessas substâncias pelas células do próprio corpo.

Agora, cientistas da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, identificaram um mecanismo envolvido nesse curto-circuito e uma potencial forma de interrompê-lo. O achado pode originar o tratamento precoce da neurodegeneração.

A descoberta levou os pesquisadores a testarem, em animais com modelo de demência semelhantes à doença de Alzheimer, medicamentos inicialmente criados para o tratamento da infecção pelo HIV, mas que tem atuação justamente no mecanismo observado:  um receptor chamado CCR5.

No estudo, publicado na revista científica Neuron, os cientistas concluíram que os indivíduos que receberam o fármaco, em estágios iniciais da doença, apresentaram uma diminuição nas placas de proteína e melhor desempenho em testes de memória em comparação com os que não foram tratados.

 

Retornar
© SOCIEDADE BRASILEIRA DE CIRURGIA MINIMAMENTE INVASIVA E ROBÓTICA - SOBRACIL


Desenvolvido por