NOTÍCIAS

Pacientes recebem corações de porcos nos Estados Unidos

18/07/2022

Dois pacientes, de 64 e 72 anos, receberam corações de porcos geneticamente modificados em procedimentos considerados bem sucedidos pelos pesquisadores da Universidade de Nova York, nos Estados Unidos. Os especialistas afirmam ter sido um passo importante na busca por alternativas frente à falta de órgãos para transplante em todo o mundo.

Os procedimentos foram realizados nos dias 16 de junho e 6 de julho. Os órgãos foram monitorados durante três dias e não houve sinais de rejeição, passando a funcionar de forma normal apenas com medicamentos utilizados após transplantes, sem necessidade de suporte mecânico adicional.

Os cientistas explicam que os órgãos foram desenvolvidos em porcos criados com dez modificações genéticas para prevenir a rejeição, crescimentos anormais e garantir que produzissem proteínas que regulam importantes processos biológicos no organismo humano.

Os xenotransplantes, transplantes de órgãos de animais para humanos, tem avançado com bons resultados na medicina e podem revolucionar a área ao fornecer uma saída para a escassez de órgãos. O Brasil, que é o segundo maior transplantador do mundo, com 88% dos procedimentos realizados no SUS-Sistema Único de Saúde, também sofre com a queda de doadores. Segundo o Ministério da Saúde, entre janeiro e novembro de 2021 houve 12 mil transplantes, contra 13 mil no mesmo período do ano anterior. Em 2020, eram 32.900 pessoas aguardando a cirurgia, número que subiu para 34.380 no ano seguinte.

Retornar
© SOCIEDADE BRASILEIRA DE CIRURGIA MINIMAMENTE INVASIVA E ROBÓTICA - SOBRACIL


Desenvolvido por