NOTÍCIAS

Luz noturna faz mal à saúde

27/06/2022

Pesquisadores do Departamento de Neurologia da Universidade Northwestern, nos Estados Unidos, publicaram na revista SLEEP, trabalho que mostra que a exposição a qualquer quantidade de luz durante o sono à noite, está associada a um aumento significativo na incidência de obesidade, pressão alta e diabetes.

No trabalho, que acompanhou 552 idosos entre 63 e 84 anos, foram consideradas não apenas luzes de lâmpadas, mas também de outras fontes, como aparelhos eletrônicos. E os cientistas constataram que a incidência de doenças metabólicas era bem mais alta entre o grupo que dormia com alguma luz acesa, na comparação com os demais. Enquanto 40,7% do grupo com alguma iluminação na hora de dormir era obeso, este índice foi de 26,7% nos que aproveitavam o sono no escuro. A mesmo diferença foi vista para aqueles com diabetes, com uma incidência de 17,8% no primeiro grupo, contra 9,8% no segundo, e com hipertensão, 73% contra 50,2%.

O estudo é do tipo observacional, ou seja, aponta apenas uma relação entre a iluminação noturna e a prevalência das doenças analisadas e não uma causa direta.

Retornar
© SOCIEDADE BRASILEIRA DE CIRURGIA MINIMAMENTE INVASIVA E ROBÓTICA - SOBRACIL


Desenvolvido por