NOTÍCIAS

Reflexo de Moro

14/11/2016

Reflexos primitivos ou infantis são ações autônomas (não intencionais) que ocorrem em recém-nascidos normais, em resposta a algum estímulo específico. Esses reflexos desaparecem em geral até os cinco meses de vida. Isso decorre do desenvolvimento - amadurecimento - progressivo do cérebro.

Algumas dessas reações involuntárias, como a de sucção, de início é reflexa e posteriormente se torna voluntária, pela vontade do bebê de mamar.

Outra dessas reações é o chamado reflexo de Moro, que está presente em todos os bebês até os três a quatro meses de vida, eventualmente até os seis meses, desaparecendo depois dessa idade em crianças sem problemas neurológicos. Surge como uma resposta a uma súbita perda do apoio, quando o recém-nascido se sente desequilibrado, como, por exemplo, ao se puxar levemente seus braços enquanto ele está deitado. Nessa ocasião, ele joga a cabeça para trás, estica as pernas, abre os braços e os fecha depois, muitas vezes chorando. O reflexo de Moro é usado para se avaliar a integridade do sistema nervoso central do bebê. Em adultos é sempre anormal.

Foi descrito por Ernst Moro (1874-1951), pediatra nascido em Liubliana, capital da Eslovênia, que foi parte do império Austro-Húngaro.

Moro trabalhou com Theodor Escherich (1857-1911), professor de Pediatria em Graz, Áustria, e um dos mais respeitados pediatras da Europa, devido aos seus estudos em microbiologia do aparelho digestivo, como a identificação da Escherichia coli, bactéria simbionte que pode ocasionar graves infecções, e pela sua luta pela saúde materno-infantil.

Moro fez descobertas e desenvolveu técnicas fundamentais para a medicina. Por exemplo, em 1908, recebeu reconhecimento internacional por desenvolver um teste de pele simples para tuberculose, que foi amplamente utilizado até 1960 em muitos países. Em 1911, ele se tornou o Médico-Chefe do Hospital Infantil de Heidelberg, na Alemanha. Em 1918, descreveu o reflexo que leva seu nome, marco na caracterização do desenvolvimento neurológico das crianças. Era o início, com sua liderança, de grande colaboração científica internacional.

Com o crescimento do nazismo e sendo sua esposa de origem judia, Moro foi sendo afastado da prática hospitalar a partir de 1933, até ser aposentado precocemente em 1936, porém continuou trabalhando como pediatra, em sua casa, até 1948.

Todos os médicos devem conhecer o reflexo de Moro, mas poucos conhecem a história do homem por trás do reflexo. Sim, em todas as atividades temos exemplos do pouco que se conhece por trás de muitos homens, mesmo entre especialistas.

Por conta das criteriosas e simples observações de Moro, muito antes de tomografias, ressonâncias e sofisticados exames laboratoriais sabemos que algumas doenças podem fazer reaparecer reflexos infantis em adultos, com um significado muito diferente.

Alfredo Guarischi

Retornar
© SOCIEDADE BRASILEIRA DE CIRURGIA MINIMAMENTE INVASIVA E ROBÓTICA - SOBRACIL


Desenvolvido por