![]()
Dr. Francesco ViscomiÓrgão Oficial de Divulgação Científica da
Sociedade Brasileira de VideocirurgiaISSN: 1679-1796
ANO 4 Vol 4 Nº 2 - Abr/Jun 2006<< Arquivo PDF >>
Obrigado Amigo Francesco
Thank You Friend Francesco
Albino Augusto Sorbello
SORBELLO AA. Obrigado Amigo Francesco. Rev bras videocir 2006; 4 (2):46-47.
Dr. Francesco Viscomi
interessante como o Homem convive com a História. Estudamos todos os momentos para descobrirmos nossas raízes e entendermos o comportamento antropológico através dos tempos.
Documentar o momento vivido com os mais diversos símbolos é a constante que marcou a presença do Homem nos diferentes momentos em habitou uma restrita região deste planeta Terra.
Mais interessante é que nós, através de complexos estudos, procuramos reproduzir os hábitos, pensamentos e comportamento deste Homem em suas épocas, contando com nossa evolução intelectual e tecnológica.
Uma vez, conservando com uma amiga a respeito do que estava escrito na Bíblia, justifiquei que aquelas frases eram dirigidas a pessoas que não tinham os mesmos hábitos de higiene que os nossos, se locomoviam sem veículos motorizados, não dispunham de eletricidade e armazéns refrigerados para conservação de alimentos e outros perecíveis, sequer tinham domínio da estrutura do átomo e a compreensão da Física, da Química e da Cibernética. No entanto quando lemos livros milenares como aquele procurarmos compreendê-lo à luz da modernidade momentânea.
Em livros como a Bíblia, podemos encontrar algumas frases que, superando o tempo, se perpetuaram tal como "muitos serão os chamados, mas poucos os escolhidos".
Não importa para "o que" serão chamados, se para a luta, para o tratamento ou para a felicidade eterna; o que é digno de relevância é que sempre, "poucos serão os escolhidos".
Assim começamos um novo período no mundo médico-científico de nosso país. Com um dos escolhidos para quebrar os paradigmas de um fim de século, nos trazendo e demonstrando informações de um novo futuro.
Realizou seu trabalho com paciência, um sorriso sincero, um ar de preocupação pelos que não conseguiam compreender a sua missão mesmo tendo convívio próximo e, além de tudo, com amor pelo que executava, pelo que acreditava, pelos seus colegas e seus semelhantes, clientes necessitados de seu atendimento médico.
Como escolhido, líder nato, juntou ao seu redor os aprendizes. Discípulos, nem sempre fiéis, que se desenvolveram cientificamente por terem tido a oportunidade de com ele enxergarem uma nova tecnologia, o prazer de lecionar e o bem querer os semelhantes.
Outros discípulos que o invejaram por serem mais fracos e na tentativa política de superá-lo, também cresceram, para tentarem chegar no seu grau de desprendimento e conhecimento.
Estudou por amor a cultura, pesquisou por amor à ciência, trabalhou por amor aos doentes, se empenhou no ensino por amor aos colegas os quais sempre quis ver tecnicamente crescendo junto de si.
E estes foram os discípulos que assim como os anteriores, também por ele foram chamados, mas diferentemente ficaram ao seu lado e continuaram aprendendo tudo o que fosse possível aprender com um Grande Homem, um verdadeiro Mestre.
Nós que humildemente aceitamos ser chamados para esta feliz convivência, nos sentimos subitamente tolhidos desse direito, porque o "Escolhido" se recolheu, deixando para nós as diretrizes a serem seguidas.
Nunca compreenderemos se no mérito do seu recolhimento, Ele já tinha completado o seu trabalho, a sua missão professoral e médica ou se já, nós discípulos desamparados, estávamos preparados para promulgarmos sozinhos a multiplicação de seus ensinamentos.
O momento chegou para Ele e para nós.
O momento chegou para o nosso prezado e amado amigo Francesco Antonio Viscomi e para nós, os por Ele escolhidos, darmos continuidade.
É por isso que devemos vislumbrar um novo futuro, que o Francesco sempre procurou nos mostrar, sem paradigmas rígidos, mas prontos para serem renovados a cada dia, cerrados de amor, persistência, estudo, trabalho e amizade. Vamos seguir como discípulos, que tentarão cumprir as tarefas recomendadas e, como sinal de reverência, nos expressamos com uma carinhosa palavra de Obrigado Amigo Francesco.
Albino Augusto Sorbello
Presidente da Sobracil
E-mail: presidente@sobracil.org.br
![]()