ANO 03 Nº 6 - Outubro de 2000
"LAP-LOOP" - SUBSTITUTO DO QUARTO TROCARTE NA COLECISTECTOMIA LAPAROSCÓPICA
"LAP-LOOP" - A SUBSTITUTE FOR THE FOURTH TROCAR IN LAPAROSCOPIC CHOLECYSTECTOMY
Miguel Russo Jr.(1)
RESUMO
O autor apresenta um novo instrumento laparoscópico, denominado "Lap-loop", idealizado para tracionar e fixar o fundo da vesícula durante a colecistectomia laparoscópica, evitando-se assim a punção para o quarto trocarte. Tal instrumento já foi utilizado com sucesso pelo autor em cerca de 250 cirurgias, inclusive em alguns casos de colecistite aguda.
UNITERMOS: Colecistectomia; Laparoscopia; Colecistectomia laparoscópica.
Com o intuito de evitar o uso do quarto trocarte no flanco direito, facilitar a cirurgia, manter o campo operatório bem apresentado e estável, diminuir a morbidade e melhorar os resultados estéticos durante a colecistectomia laparoscópica, o autor apresenta um instrumento laparoscópico muito simples, denominado "Lap-loop", utilizado para tracionar e fixar o fundo da vesícula na colecistectomia laparoscópica (Figura 1).
Figura 1 - O "Lap-loop".
Trata-se da alça metálica utilizada nas polipectomias endoscópicas realizadas no trato digestivo. A alça metálica está acoplada a uma pequena manopla que possui um dispositivo de travamento capaz de manter a alça fixa, laçando, segurando e tracionando o fundo da vesícula, contra a parede anterior do abdome, durante todo o procedimento cirúrgico.
O "Lap-loop", é introduzido na cavidade abdominal através de um cateter intravenoso periférico 14 (Jelco ou Insyte), disponível em todos os centros cirúrgicos, puncionado no hipocôndrio direito (Figura 2).
Figura 2 - O "Lap-loop" introduzido na cavidade abdominal através de um cateter intravenoso puncionado no hipocôndrio direito na linha axilar anterior.
O local da punção é determinado pelo ponto mais alto que o fundo da vesícula consegue ser levado na cavidade abdominal, facilmente identificável por uma pressão digital externa na parede abdominal.
O fundo da vesícula é "laçado" com o auxílio de duas pinças de trabalho e tracionado até ficar pressionado junto à parede abdominal anterior, apresentando assim, o pedículo vesicular, pois o fígado acompanha o movimento da vesícula (Figuras 3 e 4).
Figura 3 - Aspecto inicial da cavidade abdominal, mostrando o fígado, vesícula biliar e o omento, antes da tração pelo "Lap-loop".
Figura 4 - O mesmo caso após a tração pelo "Lap-loop", mostrando a vesícula tracionada, o fígado rebatido, o pedículo vesicular e a via biliar principal.
Desta forma, é possível realizar todos os tempos da colecistectomia laparoscópica, inclusive a colangiografia e se necessário a exploração das vias biliares com ótima apresentação.
Terminada a liberação da vesícula do leito hepático, a mesma fica pendurada junto à parede anterior, facilitando sua colocação em um saco descartável, em um punho de luva ou mesmo para apreensão por pinça apropriada para sua remoção da cavidade.
Atualmente, com o avanço da cirurgia minilaparoscópica, utilizando-se instrumentos de 2,0 mm de diâmetro, o "Lap-loop", torna-se ainda mais útil, evitando a quarta incisão, melhorando os resultados estéticos e a morbidade.
Mesmo nos casos de colecistite aguda, quando há um grande espessamento da parede vesicular, o "Lap-loop" consegue laçar e tracionar o fundo da vesícula. Nestes casos é necessário esvaziá-la parcialmente.
ABSTRACT
The author presents a new apparatus, named "Lap-loop", idealized for traction and fixing of the fundus of the gallbladder, during the laparoscopic cholecystectomy, avoiding this way, the puncture for the fourth trocar.
KEY WORDS: Cholecystectomy - Laparoscopy - Laparoscopic cholecystectomy
ENDEREÇO PARA CORRESPONDÊNCIA:
Dr. Miguel Russo Jr.
Av. Paulista, 1.159 _ Conj. 609
Cerqueira César _ CEP: 01311-200 - São Paulo _ SP
Email: secim@planeta3.com.br
(1) Fellow do International College of Surgeons. Membro da SOBRACIL e SOBED. Cirurgião Geral e Responsável pelo Setor de Colonoscopia do Serviço de Endoscopia do Hospital Samaritano _ São Paulo - SP.