Home 


MENSAGEM DO PRESIDENTE 

Desde o início do século passado, quando surgiu a idéia de explorar a cavidade abdominal sem realizar laparotomia, verificou-se que a tecnologia disponível de lentes de iluminação não permitiam a realização daquela idéia futurista. Meio século foi necessário para o desenvolvimento da fibra ótica, que permitiu o uso de lentes externas de luz. O problema do espaço na cavidade também foi solucionado com uma insulflação gasosa mecânica.
   Já no final do século passado, a tecnologia da microcâmera e do vídeo possibilitaram a concretização da idéia. A manipulação dos órgãos intra-abdominais e os grandes atos cirúrgicos estavam acontecendo sem a necessidade de laparotomia convencional.
   Vivemos nesta época, em que a cirurgia convencional desfrutava de grande reconhecimento e apresentava grande eficiência, fazendo parte do inconsciente coletivo dos cirurgiões.  A pergunta era: Por que iniciar uma via de acesso diferente? Por que iniciar outra linha de pensamento, já que o que se fazia já estava bom? Repetir os feitos da cirurgia convencional não foi tarefa fácil e exigiu muito empenho e treinamento da geração contemporânea.
   É verdade que hoje todas as operações abdominais já podem ser efetuadas por videolaparoscopia, porém sempre é preciso aperfeiçoar.
   Reforço o convite para o VII Congresso Brasileiro de Videocirurgia da SOBRACIL, que realizar-se-á nos dias 20 a 23 de abril de 2005. A capital do Espírito Santo, Vitória, estará de braços abertos para receber os amigos e profissionais que hoje realizam a concretização de um sonho que se iniciou há quase um século.
   O programa científico do Congresso inclui especialistas de todo o Brasil e do exterior, em diversas especialidades. Teremos cirurgias ao vivo, cursos pré-congresso, cursos pós-congresso, vídeos livres e uma nova modalidade de sessão de vídeos intitulada “PEQUENAS TÁTICAS/GRANDES SOLUÇÕES”, em que manobras pessoais poderão ser apreciadas e compartilhadas por todos. Participe do nosso encontro e aproveite para conhecer os encantos da terra capixaba.


Você é muito bem vindo!

 

Dr. Antelmo Sasso Fin 
Presidente do Congresso