NOTÍCIAS

Cirurgias de endometriose por robô serão apresentadas no SOBRACIL 2016

09/05/2016

Estamos chegando ao SOBRACIL 2016 e as inscrições continuam aumentando e crescendo as expectativas em relação a um dos pontos de destaque do evento, que serão as cirurgias realizadas por laparoscopia e robótica ao vivo, por equipes de alto padrão e especialistas conhecidos internacionalmente, que serão transmitidas dos Hospitais 9 de Julho, São Luiz e ACCamargo, em São Paulo, Hospital e Maternidade Therezinha de Jesus, em Juiz de Fora, e Hospital Pitangueiras, do Grupo SOBAM, em Jundiaí, com possibilidade de interação entre os participantes do congresso e as equipes cirúrgicas, o que tem despertado grande interesse dos médicos.

No Hospital e Maternidade Therezinha de Jesus, em Juiz de Fora, o professor Claudio Crispi vai realizar cirurgias de endometriose por Robô, segundo ele, o que proporciona muito mais precisão, menos dor no pós-operatório e recuperação mais rápida.

O Dr. Claudio Crispi explica que a Endometriose continua crescendo no Brasil, principalmente entre as mulheres mais jovens, por falta de informação de pacientes e profissionais de saúde. É uma doença silenciosa que vem causando devastação no organismo feminino, e está virando caso de saúde pública no país. A Endometriose como é de difícil diagnóstico, uma vez que os sintomas são comuns a várias doenças, destrói vários órgãos das pacientes, até ser descoberta. Pelo grau de destruição da doença, os países mais avançados da Europa e os Estados Unidas já mantém campanhas permanentes de esclarecimento e reciclagem para médicos, para possibilitar um diagnóstico precoce e deter o avanço da doença. No Brasil, grande parte dos médicos que não são especialistas ainda não sabe como lidar com a doença, que tem sido detectada cerca de até 10 anos depois de seu aparecimento, o que pode mutilar a mulher. Uma das principais conseqüências da Endometriose é a infertlidade. Cerca de 50% dos casos de infertilidade nas mulheres do mundo inteiro, são causados pela doença, que atinge 15% da população feminina entre 15 e 45 anos.

Os principais sintomas da Endometriose são cólica menstrual intensa, sangramentos na urina ou nas fezes e dor forte durante o ato sexual.

O 13º Congresso Brasileiro de Videocirugia será realizado de 11 a 14 de maio, no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo, juntamente com o B.E.S.T – Sobracil 2016, o 2º Congresso Brasileiro e Latino-Americano de Cirurgia Robótica e o Congresso Internacional de Enfermagem Robótica.

Retornar
© SOCIEDADE BRASILEIRA DE CIRURGIA MINIMAMENTE INVASIVA E ROBÓTICA - SOBRACIL


Desenvolvido por