NOTÍCIAS

Novas tecnologias e aplicativos

27/03/2017

O uso de dispositivos móveis, aparelhos que mantêm os pacientes conectados e monitorados 24 horas por dia, associado a vestimentas inteligentes (os chamados wearables) tem potencial para reduzir consideravelmente os custos com a saúde. Uma projeção feita pelo Healthcare Transformation Lab do Massachusetts General Hospital, localizado em Boston, Estados Unidos, indica que a possibilidade de avaliar e acompanhar os pacientes a distância, e não apenas durante o atendimento, será decisiva para a promoção de uma saúde totalmente preventiva e baseada em números e estatísticas muito mais confiáveis, segunda matéria publicada na Revista DOC.

Um estudo específico desenvolvido pela American Heart Association (AHA), também aponta para caminhos semelhantes. Principalmente para indivíduos com males crônicos de saúde, o monitoramento a distância, a partir de plataformas digitais, será importante para antecipar problemas, acompanhar os efeitos de tratamentos e novas medicações, além de permitir entender melhor o comportamento da doença em cada indivíduo.

Uma grande preocupação de pesquisadores ao redor do mundo é o progressivo aumento dos custos da saúde, de maneira geral. As novas tecnologias mobile e digitais podem ajudar a reverter esse quadro, na medida em que permitirão uma postura verdadeiramente preventiva.

Retornar
© SOCIEDADE BRASILEIRA DE CIRURGIA MINIMAMENTE INVASIVA E ROBÓTICA - SOBRACIL


Desenvolvido por