NOTÍCIAS

Infecção: sim ou não?

30/01/2017

A mais prestigiosa revista médica do mundo, o New England Journal of Medicine, recusa anualmente centenas de artigos de qualidade por total falta de espaço. A Dra. Flavia Machado, do Departamento de Anestesia da USP, nos deu um presente de Natal em 2016. Seu artigo sobre os dilemas do trabalho do médico de CTI retrata uma realidade mundial.

Todos os dias, em todo mundo, os médicos intensivistas têm que fazer escolhas. Quando dilemas técnicos e éticos se associam a problemas sociais, pobreza e desigualdade, é chocante. Já vivi esse dilema.

A quem devo dar a última vaga existente: ao João, um jovem com traumatismo craniano que acaba de chegar à emergência, vindo transferido do terceiro hospital? ao Manuel, o vovozinho que acaba de ser submetido a uma grande cirurgia que removeu metade do seu fígado? à Julinha, sim aquela menininha de olhos amendoados e grandes bochechas, que precisa ser reinternada por mais uma crise de asma, ou obedecer as duas ordens judiciais expedidas para pacientes, não menos graves, que aguardam uma chance para viver. A pobreza e a desigualdade, no Brasil, são chocantes.

Alguém, no final, conseguirá essa última vaga.

O CTI é um local no qual, em geral, um quarto a um terço dos pacientes desenvolvem infecção grave (septicemia) na admissão ou nos dias subsequentes. A taxa de mortalidade relacionada à sepse está em torno de 30%. A infecção hospitalar é a maior ameaça à segurança dos pacientes, em todo mundo.

No Rio de Janeiro, um estado falido, há no Instituto de Cardiologia do Estado, uma grave denuncia de que estão ocorrendo óbitos decorrentes de infecção em número além do esperado. Há diversos aspectos a serem considerados, mas a falta de infraestrutura facilita sua disseminação.

Na sepse, à medida que o comprometimento sistêmico avança, diminuiu a chance do paciente sobreviver. Diagnóstico e tratamento precoces salvam vidas. Diagnósticos e tratamento tardios tornam-se ineficazes. Na sepse, como no infarto ou no acidente vascular cerebral (ou derrame), tempo é vida.

Para diminuir o número de pessoas que morrem com sepse é importante preveni-la e, uma vez presente, que o diagnóstico e o tratamento sejam feitos o mais rápido possível. É preciso diminuir o tempo entre o início dos sintomas e o primeiro atendimento médico; precisamos trabalhar com a equipe multiprofissional de saúde para que o atendimento seja feito de forma coordenada e rápida. A lei determina que todo hospital deve ter uma Comissão de Infecção Hospitalar e os dados devem ser disponibilizados, para dar transparência e aprimorar o atendimento.

O médicos têm que proteger a vida. Quem faz denuncia leviana deve ser punido.

Médicos sérios buscam o melhor para proteger o maior número possível de vidas. Sem transparência na análise da causa da mortalidade hospitalar não há medicina nem seriedade.

Alfredo Guarischi

Retornar
© SOCIEDADE BRASILEIRA DE CIRURGIA MINIMAMENTE INVASIVA E ROBÓTICA - SOBRACIL


Desenvolvido por