NOTÍCIAS

SOBRACIL lança projetos e firma parcerias com associações internacionais

17/05/2013

Os associados da SOBRACIL podem participar de duas associações internacionais - a Society of Robotic Surgery (SRS) e a Society of Laparoscoendoscopic Surgery (SLS). As parcerias foram estabelecidas pelo presidente da SOBRACIL, Cláudio Crispi, com Eduardo Parra DAvila, diretor da SRS, e Maurice R. Chung, presidente da SLS, durante o 13o Congresso Regional de Videocirurgia, em Búzios. Na mesma ocasião, a SOBRACIL fez o pré-lançamento do projeto Jovem Cirurgião Despertar, além de anunciar a realização do Mutirão de Videocirurgias.

Os acordos com as sociedades permitirão que associados da SOBRACIL participem de cursos, congressos e outros eventos promovidos pelas entidades no mundo inteiro, pagando o valor promocional para associados, que equivale a cerca de 50% do valor total, além de terem acesso às publicações científicas das duas instituições. Também estão previstos intercâmbios de profissionais entre os países. No caso da SLS, a parceria dará direito à reprodução dos melhores artigos que forem publicados na revista Revista Brasileira de Videocirurgia / Brazilian Journal of Videoendocsopic Surgery, editada pela SOBRACIL.

"Essas parcerias trazem inúmeros benefícios aos nossos associados, que poderão participar de eventos internacionais promovidos por duas importantes entidades internacionais, bem como ter acesso às suas publicações. É um prazer e uma honra estarmos alinhados com o que há de mais moderno no mundo", afirmou Cláudio Crispi. Os representantes das duas sociedades também destacaram a importância do Brasil no cenário internacional da medicina, ressaltando a troca de experiências entre médicos daqui e de várias partes do mundo.


Projetos da SOBRACIL

O projeto Jovem Cirurgião tem como objetivo oferecer formação em videocirurgia a médicos com até dez anos de formados, que já tenham ou estejam fazendo residência. Serão três fases. A primeira, na web, será formada por oito módulos - um por mês, visando oferecer aos participantes formação teórica e ocorrerá entre os meses de de agosto deste ano a março de 2014. Os 240 primeiros classificados na primeira fase participarão, na segunda fase, em abril de 2014, de treinamento no Instituto Johnson, em São Paulo, com uso de simuladores de última geração. Já a terceira fase ocorrerá no Congresso Nacional da SOBRACIL, em setembro do próximo ano em Florianópolis. Os que tiverem melhor performance durante as três fases receberão bolsas de 100 a 10 por cento para cursos de pós-graduação. "Como o curso será realizado utilizando os recursos da internet, os participantes poderão conciliar com as suas atividades. É uma oportunidade importante para que eles conheçam a videocirurgia e possam, em seguida, chegar às pós-graduações com uma formação básica que permita avançar ainda mais", explica Claudio Moura, um dos coordenadores do projeto.

Já o Mutirão de Videocirurgia terá três edições pelo país: a primeira, em Manaus, possivelmente no mês de julho; a segunda, em Porto Alegre, em outubro; e a terceira, em Fortaleza, em março do próximo ano. O objetivo é realizar um número expressivo de cirurgias minimamente invasivas em diversas especialidades, para atender pacientes de baixa renda que esperam há anos por atendimento. "Nossa intenção é promover a videocirurgia no país, mostrando que o SUS deve adotar o procedimento para desafogar a fila de espera de pacientes que aguardam há muito tempo por cirurgias de vesícula, hérnia, histerectomia e ligadura tubária", explica Paulo Reis, um dos coordenadores desta ação da SOBRACIL. Ele lembra que a videocirugia, além de oferecer mais segurança, assegura recuperação mais rápida, permitindo que os pacientes retornem logo às suas atividades normais e reduz o período de internação.

Retornar
© SOCIEDADE BRASILEIRA DE CIRURGIA MINIMAMENTE INVASIVA E ROBÓTICA - SOBRACIL


Desenvolvido por